quinta-feira, 3 de julho de 2008

Software Livre - Realidade ou Sonho


Dos anos 60 até os dias hoje, o mundo passou por um avanço tecnológico. Hoje é dificil viver sem um celular e sem um computador conectado na internet.
Os tempos modernos de Charles Chaplin está acontecendo no dia-a-dia, mas como em tudo existem as facções e na área da tecnologia não podia ser diferente.
Nos dias de hoje temos duas filosofia referente ao software:


- Software Livre
- Software Proprietário

Qual a diferença entre os dois?
O Software proprietário é um programa criado por uma empresa ou uma pessoa e ele é fechado, empacotado e pago por uma licença. Um exemplo de software proprietátio é o sistema operacional Windows. Ele é comprado e não pode ser alterado, as alterações são somente determinadas pelo fabricamente.

O Software Livre, possui uma visão diferente:

1. Software Livre não quer dizer software gratuíto, muitos dizem que não querem morrer de fome porque irão trabalhar de graça. Isso é mentira! Software livre pode ser vendido normalmente.

2. A diferença vem na questão do conhecimento. O Software Livre ao ser desenvolvimento tem como finalidade o acesso ao código fonte do programa adquirido.

3. Com o código fonte entregue junto ao programa ele pode ser estudado e melhorado. É o que aocnteceu com o Linux que hoje é o carro chefe dos programas que possuem característica como Software Livre.

Muitos especialistas afirmam que o século 21 será para área de TI como o século da consultoria e suporte, devido ao grande aumento do Software Livre e pessoas se especializando em código fonte. Não podemos esquecer que na computação dos anos 60 até inicio dos anos 80 todos os softwares eram livres. Estamos tendo um retrocesso? Creio que não na verdade estamos tendo o retorno de uma filosofia que somente tem vantagem para aqueles que pretende melhorar o seu conhecimento.

Nenhum comentário: